O software Petrel, desenvolvido pela companhia Schlumberger, é atualmente um dos maiores softwares para Geologia disponíveis no mercado. Adicionalmente, o Petrel possui robustos módulos para as áreas de engenharia de reservatórios de petróleo (eg. integração com o simulador de fluxos Schlumberger Eclipse), geofísica (eg. ferramentas de visualização e interpretação sísmica), entre outras. Tudo em um ambiente único e integrado. Por esta razão, o Petrel vem sido amplamente utilizado pelas maiores empresas petrolíferas do mundo, de modo a garantir que engenheiros, geólogos e geofísicos falem a mesma linguagem, trabalhando em modelos por meio de workflows únicos e interconectados.
Por se tratar de uma aplicação extremamente completa, o Petrel provê ainda mecanismos para que sejam nele inseridos algoritmos e estruturas de dados customizadas através do framework Ocean. Estes mecanismos permitem que usuários do Petrel tenham seus próprios algoritmos inseridos no software, de modo a operarem em conjunto com as demais ferramentas nele disponíveis.
Tudo isso sem que a propriedade intelectual da companhia usuária do Petrel e proprietária do plug-in seja comprometida, justamente por serem de desenvolvimentos totalmente independentes.