ERPD

Biblioteca ERPD

Biblioteca ERPD

O ERPD é o nome dado pela DeepSoft e pelo LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica a uma biblioteca computacional criada a partir das necessidades de dois projetos realizados junto ao LNCC dentro da rede SIGER - Simulação e Gerência de Reservatórios. O ERPD consiste em uma biblioteca computacional cujo objetivo é de facilitar a criação de softwares responsáveis pela realização do pré-processamento e pós-processamento de simuladores. Atualmente dois softwares foram construídos também pela DeepSoft sobre o ERPD: SIGER e MS-ShaleGaS.

A Rede Temática de Pesquisa em Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (SIGER) é uma Rede Temática que visa promover e melhor articular os esforços de pesquisa e desenvolvimento das universidades e centros de pesquisa brasileiros na área de gerenciamento e simulação de reservatórios de petróleo. Outro objetivo do modelo proposto é valorizar a complementaridade das diversas competências e facilitar a transferência de resultados para a indústria. Do ponto de vista tecnológico, as motivações da criação desta rede estão associadas à importância dos estudos de reservatório (fundamentais em processos decisórios na área de Exploração e Produção), às oportunidades advindas da evolução da tecnologia de informação (crescimento da capacidade computacional, computação paralela etc.) e às características particulares de alguns campos brasileiros (águas ultra profundas, óleos pesados, reservatórios de gás com baixa permeabilidade, campos maduros etc.).

Algumas das melhores funcionalidades da biblioteca ERPD desenvolvida pela DeepSoft são suas engines baseadas em metalinguagens utilizadas para a geração dinâmica de dados, geração dinâmica de interfaces gráficas à escrita dos arquivos de entrada para os simulares.

Torne-se um parceiro DeepSoft, entre em contato conosco.